domingo, 28 de dezembro de 2008

Meu trabalho, minha vida, minha arte, minha poesia, minha música

Faz muito tempo! Era bem garoto. Aprendi muito e gostaria de dividir com vocês minhas coisas... são mil coisas. Esse início de texto é fruto do momento de abertura desse espaço de trabalho. Naquele momento só sabia de uma coisa: queria escrever, escrever, escrever qualquer e sobre qualquer assunto. Que bobagem! Por maior que fosse a minha necessidade psicoterapêutica, devido aos percalços, tropeços, quedas, saltos mortais e recuperações no limiar da perda total da lucidez, sempre soube onde estava o interruptor pra acender a luz no interior da sala escura. Já me ouvi dizendo, em alto e bom som: "Ah! Não tô muito ligado nessa parada de internet, não!" Quando falava isso, queria justificar minha "dureza" e minha baixa capacidade de concentração, meu alto grau de dispersão, minha falta de foco, minha incompetência pra organizar minhas próprias ideias, enfim, meu despreparo para dialogar com o mundo da tecnologia, que se apresenta por aqui, já na década de 1990. Até bem pouco, guardava uns textos da década de 1980, que tinha datilografado pra compor as páginas daquilo que teria sido meu primeiro livro de poesias, já com título e tudo: " Imagens Poévias". Naquela época, fazia parte do meu planejamento pessoal, entrar para faculdade, já com um livro escrito e publicado, considerando minha alta produção de "rascunhos", anotações sobre vários temas, pequenos diálogos, crônicas, contos e muita poesia, sobretudo, depois de um encontro mágico, com uma dessas pessoas comuns, como qualquer um de nós, que entra em colapso, stress, surta e quer sair do "ciclo de sociabilidade", como se fosse possível. Então, passa a ser visto pela comunidade como "cientista louco", retardado, um tipo de doente mental ou, em termos, politicamente corretos, um portador de necessidades especiais. Entre tantas pessoas importantes na minha formação como homem, cidadão, ativista, artista e intelectual, essa pessoa marcou minha forma de compreender o mundo das coisas, em uma única conversa, com algumas poucas palavras, certamente, foi meu primeiro consultor para "assuntos aleatórios". É claro que o processo tecnológico da minha memória, fica fervilhando pra retomar algumas fagulhas do conteúdo daquela conversa, no entanto, sei que não é o caso, pelo menos, nesse momento. Esse texto começa falando sobre alguém que passou ou viveu muitas vidas e, por ter sobrevivido à todas as experiências, as quais foi submetido, se sente no direito de teorizar seus caminhos de memória, seus "rascunhos" de planejamento emocional, suas paixões, suas derrotas e conquistas, em diversos campos de batalha.

9 comentários:

  1. AUGUSTO BAPT E A BANDA CAIXA PRETA/JONGO CONTEMPORÂNEO

    Augusto Bapt é um dos idealizadores dessa referência musical (Jongo Contemporâneo)cada vez mais influente como brasilidade e objeto cultural. Com base na pesquisa sobre o modo de vida dos jongueir@s, a Banda Caixa Preta o ressignifica como música pop e nada mais justo do que reconhecer a sua contemporaneidade. Pela sensibilidade de seus componentes (Joe Lima, Marcos Feijão, Katia Preta, Robertinho de Paula e Augusto Bapt) o Jongo é apresentado com uma roupagem própria de algo que nunca poderá ser encerrado em uma única definição ou enquadramento. Significa um modo de estar no mundo, uma ou várias formas de expressão. Justamente por tudo isso, que no último dia 12 de dezembro o "Café Mal do Século", na Lapa, pode receber as vibrações dessa galera necessária pela sua criatividade. Dentre as coisas que poderemos dizer sobre a Banda Caixa Preta é que trata-se de "um" dos modos de celebrar a vida. PARABÉNS PELA PRESENÇA MARCANTE E EMBREAGADORA DO JONGO CONTEMPORÃNEO

    ResponderExcluir
  2. O segundo disco da Banda Caixa Preta "Jongo Contemporâneo" chega para completar a riqueza da criação de Augusto Bapt juntamente com os autores/músicos dessa família jongueira.Quanta brasilidade.

    ResponderExcluir
  3. ... Me incomodo,logo sou...incomodado!
    Não tenho paciência pra esperar...me desligo,durmo e sonho outras perspectivas...!

    ResponderExcluir
  4. Todo dia é dia de recriar os sonhos...

    ResponderExcluir
  5. Cada passo dado deve ser comemorado como uma conquista incomparável...os dias não se repetem!

    ResponderExcluir
  6. Estou realizando uma série de encontros com amigos e parceiros para audição do novo cd da banda Caixa Preta,"Jongo Contemporâneo".Esses encontros fazem parte dem uma estratégia de lançamento do cd.Todos os admiradores do nosso trabalho já podem propor encontros como esse,assim ampliaremos o alcande dessa ação.Valeu!!!

    ResponderExcluir
  7. Na próxima quinta-feira,estaremos no espaço Memórias do Rio,av. gomes freire,89,Lapa.A pertir das 20:00h.Ouviremos algumas faixas do cd Jongo Contemporâneo e conversaremos sobre os caminhos futuros desse trabalho tão esperado por todos nós.

    ResponderExcluir
  8. Vamos lá,comunidade jongueiraaaaa!!!!

    ResponderExcluir
  9. Olá,comunidade Homo-Senzaliensis!!!Salve o Jongo Contemporâneo!!! Um grande Sigabéns para todos os Quilombolas espaciais,astronautas do insondável,território fora de domínio da colonização eurocêntrica!!! Salve o Jongo Contemporâneo!!!Que sigalivre a neo-cosmologia dos astros pós-coloniais!!! O Universo tá em constante mutação,logo,a consciência humana não pode se entregar a estagnação e permanecer aprisionada a dogmas,formas ultrapassadas que não dialogam com outras perspectivas...sigabéns!!!

    ResponderExcluir