sexta-feira, 11 de março de 2011

POELOSOFIA

Campo de estudos reflexivos sobre a abrangência do Poético como eixo fundamental para análise dos estados de consciências da mente humana.
Linha tênue ou ponto de conexão entre a Poesia e a filosofia.
Quando o poeta quer filosofia e quando o filósofo quer poesia.
Quando os versos de um poema
querem dizer algo além da imaginação dos simples mortais, quando um postulado filosófico alcança o cerne da simplicidade do cotidiano e gera a pérola da compreensão.

Isto é Poelosofia.

Nesse Campo trabalharemos sempre com o poético e o filosófico, sem nos aprisionarmos a Filosofia, enquanto ciência ou a Poesia , enquanto linguagem. Estaremos sempre Poelosofando. Vamos poelosofar? Experimente! Vem!

É claro que se trata de mais uma provocação. Há algo mais interessante no processo de trabalho com ideias, que aquele ponto de tensão/atração gerado por algum tipo de provocação ou desafio à nossa capacidade de compreensão? Talvez, sim! Talvez, não!
vai depender do grau de interesse de cada um pelo valor das informações que possam estar contidas nas tais provocações.

Quando começei a pensar essa configuração, que aqui batizo de Poelosofia, me senti diante de um imenso portal de auto-conhecimento. Aí, fiquei como? Tenso e atraido a
desenrolar o tema, como se fosse mais um jogo de palavras e sentidos.
Mais que um desafio pra minha capacidade de compreender meus próprios recursos mentais, estava criando uma ordem de problemas que me exigiriam, em algum momento, resoluções ou pelo menos, propostas para resolvê-los. Assim, depois de muito tempo pensando sobre isso, decidi escrever, ou seja, estou me propondo a encarar meu próprio desafio de pensar, falar e escrever sobre Poelosofia.

Como se trata de algo que está em fase de elaboração, não tenho as respostas, para as perguntas que possam surgir ao longo do processo de desenvolvimento dessa linguagem. Penso que posso entendê-la assim, pela forma como estou trabalhando para estruturar seus postulados, argumentações, funcionalidades e aplicações na vida prática.

Faço questão de deixar bem "enegrecido", que é um exercício de escafandro na subjetividade humana, tendo como plataforma, a minha. Assim, de mergulho em mergulho,estarei sempre à disposição e interagindo com diversos elementos dispostos
no oceano abstrato do meu micro universo poético-filosófico, burilando a pérola que me autorizo a baptizar de Poelosofia.

Aqui, nesse espaço, gostaria de me ater ao compromisso único de escrever. No entanto, percebo que toda vez que venho postar um parágrafo pensado, automaticamente, sinto necessidade de escrever outros e abrir outras janelas da casa que estou construindo, durante toda a minha vida. Logo, entendo que, preciso sentir, pensar, falar, agir, interagir e por último, escrever. Sempre considerando os casos de subversão dessa ordem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário