quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Mais um setembro

Entre as várias coisas que já pensei, como forma ou procedimento, pra me expressar através da palavra escrita, tenho um carinho especial pelo conjunto dos meses do ano.
Chego a pensar que todas as pessoas, em algum momento de suas vidas, lembram algo acontecido, em um determinado mes, que marcou e mudou tudo no seu modo de ver e entender as coisas.
O Mês de setembro já era um marco em minha vida. Nesse mês, nasceu meu irmão(do meio)que acompanhou toda minha infância, foi meu herói, me iniciou nas leituras das revistas em quadrinhos, parceiro de muitas partidas no gramado do Campo do Vila Americana... me levou, escondido dos pais, ao primeiro baile Black, no clube Guarany, em queimados, que não sei se ainda existe.
Esse mesmo irmão, mais tarde, Já na minha adolescência, passou a exigir de mim a mesma atenção que me dera no passado. É quando passo a me dedicar a ele, tal fez comigo...no entanto, não fui tão eficiente. Aprendi, através dele, como o alcoolismo aliado a falta de acesso e opções, tornam-se ingredientes poderosos para destruir um homem, em alguns anos.
Meu irmão, herói-negro-setembrino, virginiano, nascido no dia 7 de setembro, que me carregou pra casa, no colo, quando aos quatro anos me embriaguei com uns goles de vinho, numa tarde de Natal...por essa experiência, procurei nunca mais me embriagar.
Esse mesmo irmão, de tantas aventuras inesquecíveis, me aprontou a última, quando decidiu morrer e abandonar seu posto insubstituível na minha escala de valores ancestrais.
Não bastasse tudo isso, pra encher os setembros todos pra sempre, no dia 4, de um outro setembro, nasce minha primeira e única filha pra arrebatar minha alma prás alturas inimagináveis...Assim, jamais passarei um setembro se quer, sem essa dupla lembrança: Meu irmão, meu herói e minha filha, minha Deusa e herdeira dos meus caminhos poéticos e rascunhos literários... salve, salve! Mais um setembro e suas folhas secas dançando, loucamente pelas ruas da cidade. Ah! Mais um setembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário