domingo, 2 de maio de 2010

BANDA CAIXA PRETA

A Banda Caixa Preta, com seu trabalho intitulado JONGO CONTEMPORÂNEO, uma música marcada pelo hibridismo e feita para dançar, "transitar", surgiu no final da década de 1990. Outras bandas e artistas, como Farofa Carioca e Pedro Luiz e a Parede,Boato, Acorda Bamba, Forroçacana, Baia e Rockboys,Bangalafumenga,Brasov, Vulgue Tostói,entre outros, compunham a nova cena autoral da cidade do Rio de janeiro.
Em 1999, A Caixa Preta lançou seu primeiro Cd(100% Gonça) que causou um certo desconforto na mídia, por ser um trabalho carregado de Jongo,manifestação,
genuinamente, senzalesca e Rural,desconhecida do grande público, naquela época. Na raiz do Jongo, Augusto Bapt encontrou a inspiração para criar uma linguagem que reflete seu carinho e respeito, pelo legado de sua mãe (Jongueira/sambista), os ensinamentos dos "Negos Cumba", como seu pai e mais tarde já na extensão de sua pesquisa, o contato direto com outros mestres de Jongo, como o saudoso Mestre Darcy (Jongo da Serrinha)de Madureira, subúrbio Carioca. A Banda Caixa Preta é uma família musical composta por Augusto Bapt (idealizador dessa expressão, lider da banda, compositor e vocalista), Katia Preta (trombonista), Joe Lima (baixista), Robertinho de Paula (guitarrista), Marcos Feijão (baterista), Régis Gonçálveis (percussionista). O primeiro CD "100% Gonça", lançado há 10 anos é a marca daquilo que foi considerado revelação do pop Carioca. Com o seu código de entradas e saídas, a palavra mágica "Gonça", a banda ousou e fundiu algumas "estruturas" em seu Cd de estreia e, até hoje, mistura Samba, Jazz, Funk, Reggae, Bossa Nova, Chorinho, Flamenco, tudo temperado com o Jongo. No repertório estão músicas com um formato pop como “Dudu Mingo” e “Caído de grana” com destaque para o “Samba da Benção”(Vinicius de Moraes/Baden Powell), versão tocada nas pistas no Brasil(rádios como MPB FM, Roquete Pinto FM e Rádio Mec AM) Portugal, Angola, Holanda, Itália, Chile, México, Espanha, Estados Unidos e Londres.
Fazem parte também do cardápio musical as composições: Indo embora, O Quêk Rola, um misto de samba-choro-jongo, e Caxanga Rosa,o hit consagrado em todas as apresentações da banda.Essa música , sozinha definiria o Jongo Contemporâneo,preconizado por Bapt, hà doze anos atrás. Ao longo dessa primeira década de 2000,a principal preocupação de Bapt,na condição de fundador e líder da banda, foi sensibilizar seus companheiros para dimensão e importância de se ter e defender uma linguagem autoral, conceitualmente,diferenciada de tudo que já se fez e
que ao mesmo tempo, cai tão bem na estante dos produtos das melhores bandas nacionais...Nação Zumbi, O Rappa,entre outras...outra ação focada desempenhada por Bapt, foi quanto à ampliação do Capital Social da banda, ou seja,aproximar suas idéias,projetos e produtos do maior número de pessoas interessadas em trabalhos artísticos que expressem opiniões contra-hegemônicas, tanto em sua forma, quanto em seu conteúdo. Atualmente,entre músicos,DJs,atores, produtores,jornalistas e até mesmo, empresários, a Caixa Preta conta com um público especializado e de peso, pronto pra confirmar o que já está dado e referendar: "Em termos conceituais e criação de linguagem, Caixa Preta é a revelação que o Rio de Janeiro estava devendo ao cenário artístico-musical." É nesse clima que a banda está comemorando doze anos de estrada e trabalhando duro para o lançamento do novo cd "Jongo Contemporâneo",marcado para Novembro no Rio. Aguardem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário