quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Pedra Colonial

Bem, até onde sabemos, pedra é pedra, não tem sentimentos. Se algum dia encontrares uma pedra chorando ou cantando um Fado, não se assuste, pode ser uma pedra portuguesa.
Tá aí, um fato intrigante. As pedras existem antes da presença do homem no Planeta, pra mandar papo reto,quero dizer que, as pedras nunca dependeram do homem pra sentir ou deixar de sentir. Logo, me ponho a neuroniar...que tipo de gente, ficaria olhando pra um pedaço ou um monte de pedras à espera de alguma reação sentimental?
Não se preocupe em responder, isso não é um teste de conhecimentos gerais, isso é um texto de conhecimentos específicos. Se você não gosta de Geologia, Mineralogia, Filosofia, Artes plásticas ou Artes literárias, esqueça! Não precisa nem continuar essa leitura.
Tenho certeza, que nenhuma pedra vai sair do seu repouso habitual, pra implorar sua atenção mesquinha, seu "olhar Colonial", sempre disposto a classificar tudo, a enquadrar tudo no seu "modo de ver", pra se achar superior ou pra disfarçar sua pequenez diante da grandeza dos que vivem sem se importar com a nacionalidade da pedra, por exemplo.
A pedra não está nem aí, pra o fato de que alguém, pensa que ela é Portuguesa ou Irlandesa ou Javaneza, ela é pedra e pronto! Em qualquer lugar do mundo, ela sempre será pedra e continuará ignorando esses tipos preocupados, assustados com o comportamento alheio, como se sofressem de uma doença, caracterizada por uma necessidade excessiva de controlar tudo a sua volta, inclusive as pedras.
Então, também não estou nem aí, pra o caso das pedras com os homens. Não posso esperar que elas, as pedras, façam um amplo movimento libertador para descolonizar todas as pedras do planeta terra. Por outro lado, preocupa-me o efeito da colonização sobre as pessoas colonizadas que não percebem o quanto são tratadas como se fossem pedras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário