sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

ARTE, abreviatura

A letra "a", primeira do nosso alfabeto, coincidentemente, a primeira do meu nome e a primeira da palavra arte. Desde que percebi minhas inquietações, inconformações e incompreensões sobre as coisas da vida, tento, com certa persistência, resolvê-las com reflexões e ações possíveis. Ao mesmo tempo, por não haver fórmula perfeita, permaneço em constante processo de tentativas, colecionando erros e acertos, convencido de que não se deve temer a possibilidade de errar por não ter certeza do acerto, pois, pior que isso, seria pensar estar certo temendo o erro. O interessante nessa equação é perceber o quanto as experiências alteram nossa estrutura de percepção, provocando posicionamentos diferenciados diante da vida. Por exemplo, essa madrugada, entre o cansaço do dia, ideias perambulantes e alguma dificuldade de entrar em estado profundo de sono, acabei me entregando a uma reflexão sobre a palavra "Arte". Fiquei me imaginando dentro de um organismo gigante, que alguém resolveu chamar de Arte e sentia necessidade de conhecer cada parte desse organismo, para tanto, precisava encontrar os sentidos ocultos, em cada uma de suas partes ou compartimentos. Esse exercício foi fundamental pra me conduzir ao estado de sono que precisava. Foi uma viagem tranquila e gratificante. Acordei com uma extrema vontade de traduzir algo dessa experiência, não sobrou muito de todo o acontecimento, mas... viajei na onda da palavra Arte como se fosse uma abreviatura, um código de entrada para um determinado sistema. Então, o A seria Ar, o R seria respiração, o T seria tempo e o E seria espaço. Essa equação me confirmou a informação de que a Arte é o próprio ato de viver, é a própria vida. Estar vivo significa estar em estado de arte, ou seja, vida e arte, completam-se. Não há vida sem arte e nem arte sem vida. A partir daí, podemos pensar que a morte seria a ausência de arte ou uma interrupção no processo da vida e, gerar, ininterruptamente, a vida, seria a maior obra de arte possível. Contudo, isso é só uma reflexão sobre a palavra ARTE, no sentido de abreviatura da VIDA. Boas reflexões e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário