sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Caminho

Essa palavra é muito intensa. Não sei se acontece só comigo...mas, invariavelmente, quando me deparo com ela, a palavra ou o acontecimento, fico um pouco chapado.
A imagem de um caminho, sempre me remete a tempos passados, lugares que vivi ou a meta-lugares, que não estão no futuro, nem no passado...no entanto, podem estar aqui, não no presente concreto, objetivo...podem se encontrar em um tempo imaginário, metafísico que acontece, na paralela da cadeia temporal que nos comprime e nos define como seres-objetos manipulados pelo CRONOS.
Como pode uma palavra tão frágil, escrita no diminutivo e pronunciada, na maioria das vezes, com entonação suave, causar tamanho estrago na memória afetiva de alguém?
Apesar de ficar chapado, gosto muito dessa palavra.
Na verdade, por ter vivido parte da minha infância, no interior do Estado, em áreas rurais e semi-urbanas, a palavra "caminho", me lembra uma fase da minha vida, que eu não sabia o que era uma caminhada, logo, não sabia também, o que era um caminho, um atalho, um recurso pra diminuir o esforço de caminhar.
Numa cama, deitamos o corpo, pra descansar e projetar os movimentos subjetivos...numa estrada, nos colocamos de pé, para conduzir os movimentos objetivos...se queremos driblar nosso dominador, o "Cronos", inventamos um atalho, que sempre tem um formato mais singelo, mais estreito e, às vezes, tem até mais obstáculos, que vão exigir mais de nossa inteligência, contudo, estaremos prontos pra superar e curtir tal superação, já que esse caminho é fruto da nossa própria invenção. Já dizia D. Ivone Lara: " se o caminho é meu, deixa eu caminhar, deixa eu..."
E quando alguém diz: Ah! Fulano seguiu por outro caminho... todo mundo tem um caminho,cada um, que encontre o seu. A família, a comunidade, os amigos, podem até ajudar, só não podem atrapalhar. O prazer maior de um caminhador é saborear o gosto daquilo que ele inventou. Então, deixa o homem gastar a sola, ele precisa caminhar, pois, quem tem um caminho, sabe que vai chegar, por isso, não se importa em demorar.
Essa palavra " caminho" é, extremamente, poética e filosófica. É como se você olhasse pra algum lugar no horizonte e determinasse, só com o seu poder de percepção: esse é meu caminho! É por aqui que eu vou! E Pronto! Como deita-se o corpo na cama, deita-se a meta no caminho e sonha-se, enquanto caminha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário